Vinhos de Verão
Do branco ao tinto, sem preconceitos
Os dias quentes e mais horas de sol chegaram!! A vontade de desfrutar um bom vinho continua! Na maioria das vezes, associam-se os vinhos brancos e os rosé aos dias com temperaturas mais altas, mas estes são também dias para tomar um vinho tinto. Basta ficar ligado em alguns pormenores, que iremos revelar neste artigo.
Os queridinhos do verão
Em dias quentes o pensamento e a vontade vão para algo que nos refresque. Os vinhos brancos e os rosé são, no geral, a escolha, pois se trata de vinhos mais aromáticos, leves e frescos, com uma acidez equilibrada, encorpados e podem ser tomados mais frescos.
Os vinhos verdes são versáteis, gastronômicos e podem ser tomados bem gelados. Sejam brancos ou rosé, corte ou varietal, o que importa é desfrutar o momento. Já os brancos do Alentejo são frescos e alegres em resposta ao calor intenso que a região experimenta no verão. A Região do Douro é conhecida pelos seus vinhos tintos e pelo vinho do Porto. Porém, nas margens do rio Douro também se produzem brancos secos profundos, suaves e elegantes.
Estes são vinhos ótimos para acompanhar pratos típicos dos dias quentes, como saladas, peixes grelhados, carnes brancas, frutos-do-mar ou pratos exóticos, seja na piscina, na praia ou em meio a natureza. Se junto aos amigos e um bom bate-papo com muitas risadas, melhor ainda!
De tinto também se festeja o verão
Embora as temperaturas mais altas possam influenciar o desejo de beber vinho e o preconceito de que os tintos não combinam com o verão, o certo é que no Velho Mundo é comum bebê-lo em qualquer altura do ano. Basta apenas seguir algumas orientações.
Nos dias mais quentes deve-se escolher vinhos tintos mais jovens, de safras recentes e elaborados com castas mais simples, como a Trincadeira, por exemplo. Os seus aromas florais, frutados, acidez equilibrada, frescor marcante e sem madeira são caraterísticas a se considerar. Ao contrário dos vinhos verdes, que podem ser consumidos bem gelados, o vinho tinto abaixo de sua temperatura ideal perde o sabor e essência. No verão, devem ser servidos aos 14ºC. Pode gelar um pouco para baixar a temperatura, mas não exagere.
Finalmente, lembremos que os tintos de verão são indispensáveis quando se trata de acompanhar adequadamente a comida, em especial embutidos, presuntos, carnes frias como rosbife, massas e queijos simples e pouco gordurosos como pede a estação mais quente do ano.
Seja de branco, tinto ou rosé, o que importa é curtir os dias quentes na companhia de quem se ama. Criar momentos inesquecíveis e partilhar memórias felizes!
Qual vai ser sua escolha? Conta para a gente!
Aproveite nossa seleção de vinhos verdes:
Comentários