Conceito Português - No horizonte dos melhores vinhos portugueses

Queijos, embutidos e vinho

Como harmonizar

01 Set
Queijos, embutidos e vinho

A gastronomia e o vinho sempre andaram juntos. Hoje vemos um aumento do número de adeptos dessa deliciosa combinação, seja na hora do almoço, jantar e até mesmo durante aquele divertido happy hour após o dia de trabalho, naquele momento de relaxamento e de petiscar coisas gostosas, como uma tábua de queijos e embutidos.

Mas aí, sabendo que geralmente a tábua oferece produtos variados e que cada alimento, assim como cada vinho, possui características particulares, surge a dúvida: qual vinho pedir para acompanhar? Será melhor um branco, um tinto encorpado ou leve? Será que um tipo único de vinho irá harmonizar perfeitamente com tudo?

Está aí uma questão complexa e não será fácil conseguir um resultado 100% satisfatório com apenas um tipo de vinho, pois os queijos servidos em tábua podem ser de diferentes tipos como duro, azul, mole, semimole, branco, assim como os embutidos podem ser bem variados. Há até aqueles que levam especiarias e ervas aromáticas em sua composição.

A dica nesse caso é considere primeiramente suas preferências pessoais e tente fazer a escolha da seguinte forma: se a tábua possuir mais embutidos como salames e presunto, ou seja, alimentos com mais gordura, opte por um vinho mais encorpado e tânico. Já se a tábua apresentar mais queijos, observe os seus tipos. Tradicionalmente como são servidos poucos queijos brancos moles e mais semimoles e alguns duros, a escolha do vinho pode ser para um que se encontre no meio-termo, nem tão leve e fresco, nem tão encorpado. Nesse caso, uma sugestão seria o Caves de Penalva.

 

 

Dicas finais – harmonização de queijos e vinho:

- Queijos frescos e curados vão muito bem com vinhos brancos leves e frutados.

- Os brancos moles (Brie ou Camembert) também harmonizam com vinho branco ou com tintos frutados com taninos macios.

- Os semimoles (Edam, Asiago e Taleggio), por possuírem uma discreta doçura, harmonizam por semelhança com vinhos brancos aromáticos ou tintos leves para quem os prefere.  

- Queijos duros (Parmesão ou Grana), com sabor mais forte e complexo, pedem um vinho igual. Aqui entram os mais encorpados.

- Queijos azuis (Roquefort ou Gorgnzola) acompanham bem um tinto encorpado e ficam perfeitos com um vinho doce, como o Porto.


Está gostando da leitura? Venha, então pois, conosco nesta aventura de saberes, aromas e paladares. Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe esse post!

Posts Relacionados

Comentários

Enviando Comentário fechar
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!