Na hora de escolher
Os vinhos pontuados são realmente os melhores?
Quando você se coloca na frente de uma prateleira e olha para uma infinidade de vinhos pode pensar: e agora, qual devo escolher?
O certo, sempre repetimos isso aqui, é que independente de qualquer coisa o vinho deve agradar o seu paladar, corresponder ao seu gosto, seja ele branco, tinto ou rosé. É claro que existe a questão da harmonização vinho e comida, então pense também com o que você irá consumi-lo. As intensidades de sabor devem se equiparar. Pratos leves pedem vinhos leves, e pratos substanciosos vão melhor com vinhos encorpados.
Outro fator que pode ajudá-lo é escolher vinhos premiados. A pontuação de um vinho é a maneira mais rápida e simples de um crítico comunicar sua opinião sobre a qualidade de um rótulo. Porém, este é um tema bem complexo, pois existem diversos critérios e sistema de avaliação - o mais comum é a escala de 100 pontos, daí vem a expressão “vinho pontuado”. Geralmente, quanto mais elevada é a pontuação, mais caro é o vinho. Você pode usar isso para balizar sua escolha quando estiver frente a uma imensa oferta de rótulos. Mas lembre-se, há muitos vinhos de qualidade por aí que nunca foram avaliados pelos críticos. Então o grande barato é prová-los!
Quem pontua os vinhos?
Jancis Robinson e Robert Parker são dois dos críticos mais conhecidos a nível mundial, cujas opiniões são sinônimo de qualidade. A britânica (JR) desenvolveu um sistema de pontuação de 12 a 20 pontos, enquanto o norte-americano (RP) usa um sistema de 50 a 100 pontos. Também o norte-americano James Suckling (JS) utiliza um sistema de pontuação de 90 a 100 pontos. Os rótulos pontuados por estes críticos recebem selos com as siglas de seus nomes e os pontos ganhos.
Além dos sistemas de avaliação desenvolvidos pelos críticos, existem publicações especializadas que também possuem os seus próprios sistemas. É o caso da revista inglesa Decanter e das norte-americanas Wine Spectator e Wine Enthusiast. O Descorchados é um guia anual que revela os melhores vinhos do Novo Mundo.
Por todo o mundo são realizados eventos para premiar os melhores vinhos que são sujeitos às suas provas. Caraterísticas como o terroir, as influências climáticas, a tipicidade da região, a composição das uvas, os tipos e tempos de amadurecimento, as características olfativas e gustativas, entre outras, são sujeitas à avaliação dos jurados, que atribuem medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menções de Honra.
Independentemente das pontuações e avaliações, o vinho ideal é aquele que você prefere. Experimente, explore as áreas do mundo, as uvas e as caraterísticas que mais lhe agradam, independentemente do preço, da pontuação e prêmios.
Muitos dos vinhos da Conceito Português são premiados em vários países e críticos de renome mundial (veja alguns deles abaixo). Parta à descoberta e conte para a gente qual o vinho que você mais gosta.
Comentários