Conceito Português - No horizonte dos melhores vinhos portugueses

Dão

Dão
Dão

Situada no centro de Portugal, a Região do Dão representa uma joia geográfica e uma das primeiras Regiões Demarcadas de vinhos na Península Ibérica. O terreno acidentado, circundado por montanhas, protege as vinícolas do Dão das massas úmidas litorâneas e dos ventos continentais. No centro das serras, uma vegetação verde de diferentes tonalidades é dividida por três grandes rios - o Dão, o Mondego e o Alva, que atravessam um terreno acidentado e predominantemente granítico.

Por conta destas características, as vinícolas desta região são pequenas propriedades localizadas de forma esparsa e descontínua, entre pinhais e diferentes altitudes, podendo variar de 200 metros a mais de 1000 metros de altitude - a exemplo da Serra da Estrela. No total são 20 mil hectares de vinhas.

Características dos vinhos do Dão

O terroir da região, combinado com uma amplitude térmica adequada para boas uvas, resulta em vinhas gastronômicas extremamente peculiares, com aromas complexos e delicados. Apresentam bom teor alcoólico, aromas intensos e encorpados. Os taninos nobres e uma acidez excepcional propiciam um ótimo potencial de amadurecimento, tornando o paladar de seus vinhos ainda mais rico.

Na grande variedade de vinhos da região encontram-se nas castas brancas as variedades Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina e Verdelho. Das castas tintas destacam-se Touriga Nacional (entre as mais nobres), Jaen e Tinta Roriz, Alfrocheiro Preto, Baga, Bastardo e Tinta Pinheira.

Na conhecida zona de Lafões, situada na divisa com a Região dos Vinhos Verdes, predominam vinhos com características semelhantes da região vizinha, apresentando um pendor acídulo. Da casta branca destaca-se o Arinto, Cerceal, Dona Branca, Esgana Cão e Rabo de Ovelha. Dos tintos encontram-se, por exemplo, as uvas das castas Amaral e Jaen.

Fonte:
Vinícola de Nelas
www.winesofportugal.info
www.clubedosvinhos.com.br

Produtores

Adega Cooperativa Mangualdeby JawsCaminhos cruzadosVinicola Nelas

Vinhos em destaques

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!