Beira
A região montanhosa da Beira Interior, decorada por suas serras, castelos e fortificações históricas, herdou a história dos antigos conflitos bélicos travados com a Espanha. É também uma das principais produtoras de vinhos portugueses e recebeu sua Denominação de Origem Controlada (DOC) em 1999.
A Beira Interior é dividida em três sub-regiões: Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, esta última situada desde os contrafortes da Serra da Estrela até o Vale do Tejo, ao sul de Castelo Branco.
Apresenta um clima mais continental, com forte variação entre os verões curtos, secos e quentes, e os invernos prolongados e frios negativos. Por ser uma região montanhosa, o solo é predominantemente granítico, com faixas de xisto e algumas áreas arenosas, rodeados pelas serras da Estrela, da Marofa e da Malcata, com altitudes de até 700 metros.
Características dos vinhos da Beira Interior
As variações do terroir da região resultam em vinhos brancos aromáticos e frescos, com predominância para as castas Arinto, Fonte Cal, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Síria.
Dos tintos, de aroma complexo e com toques de frutas silvestres e especiarias, destacam-se as castas Bastardo, Marufo, Rufete, Tinta Roriz e Touriga Nacional, com presença regular de vinhas mais velhas.
Fonte:
www.winesofportugal.info
www.clubedosvinhos.com.br
www.sobrevinho.net
Produtores
Em breve teremos novidades