Conceito Português - No horizonte dos melhores vinhos portugueses

Uva Jaen

Do Dão para sua mesa

27 Nov
Uva Jaen

Cada uva confere caraterísticas especificas ao vinho e são escolhidas pelo enólogo durante sua concepção. Há uvas que conferem maior estrutura, outras uma maior acidez e outras maior maciez. Em Portugal existem 250 variedades de uvas registradas, o que permite fazer um número quase infinito de vinhos. Hoje vamos dedicar nossa atenção à Jaen, uma casta típica do Dão, região centro-norte de Portugal.

A casta predominante do Dão é a Touriga Nacional, plantada de norte a sul do país e considerada pelos críticos internacionais como a uva mais emblemática de Portugal. A ela se juntam a Tinto Roriz (também conhecida como Aragonês no Alentejo e Tempranillo na Espanha), a Alfrocheiro e a Jaen (conhecida por Mencía na Espanha).

Esta última é uma casta que produz vinhos de corpo leve a médio, com baixa acidez, perfumada e com aromas de amora, mirtilo e cereja, podendo também ter um toque herbáceo de menta ou tomilho. De pele grossa, azul-violeta, a Jaen obriga a um maior cuidado por parte do enólogo/a, pois amadurece cedo e é susceptível a doenças.

Nas montanhas do Dão

O Dão é uma das regiões vitivinícolas mais antigas de Portugal, cercada pelas Serra da Estrela, Serra do Caramulo e Serra da Nave, protegendo a região dos ventos atlânticos. Os vinhos tintos produzidos no Dão são de vermelho-rubi, com aromas frutados delicados e maduros, além de taninos finos, balanceados com boa acidez. Os seus brancos apresentam médio corpo e acidez refrescante, sendo cheios de caráter, em especial quando o Encruzado compõe o blend.

A Região Demarcada do Dão foi instituída em 1908, em simultâneo com a Região dos Vinhos Verdes e a Região da Península de Setúbal. Nos anos 90, passou a Região de Denominação de Origem Controlada (DOC). Seus vinhos são gastronômicos, com acidez excepcional, de aromas complexos e delicados. Seu caráter, elegância, equilíbrio, maturidade, potencial de envelhecimento combinam perfeita com a gastronomia internacional.

Como harmonizar vinhos produzidos à base de Jaen? Com lombo suíno, bacalhau e cabrito assados na brasa, cogumelos, pato ou comida mexicana, por exemplo. O melhor mesmo é partir à descoberta!

Comentários

Enviando Comentário fechar
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!