Região Vinícola de Lisboa
A quantidade aliada à qualidade
A Região de Vinhos de Lisboa foi eleita um dos 10 destinos vínicos mundiais pela revista Wine Enthusiast, uma das publicações mais renomadas do setor. Situada ao longo da costa do Atlântico, a região destaca-se pelas diferentes tipografias, solos e microclimas, permitindo produzir vinhos diversos e de qualidade.
Hoje são mais de 30 mil hectares de vinha, produzindo cerca de 20 milhões de garrafas de vinho certificadas, além de aguardente (cachaça), espumante e vinhos generosos. Trata-se de uma área de cultivo que possui mais DOCS do que qualquer outra em Portugal, num total de nove. Contudo, a pressão urbanística fez com que a extensão de produção de vinha diminui-se, como é o caso de Colares (Sintra), Carcavelos e Bucelas. Arruda, Torres Vedras, Óbidos, Lourinhã, Alenquer e Encostas D’Aire.
As castas predominantes são nacionais, como a Ramisco, Arinto, Fernão Pires, Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira, Tinta Miúda e Touriga Franca, embora tenham sido introduzidas castas internacionais, nomeadamente Cabernet Sauvignon, Syrah, Chardonnay.
Esta é também uma região conhecida pelo cultivo de pêssego, figos, maçã, e peras rocha (conhecidas no Brasil como pera portuguesa), que disputam o espaço com os vinhedos. Na região de Lisboa encontram-se também pequenas vilas históricas, como a de Óbidos, o centro de peregrinação de Fátima e os mosteiros de Alcobaça e da Batalha, ambos eleitos Patrimônio Mundial da UNESCO.
Vem descobrir a Região Vinícola de Lisboa conosco! Fique atento a mais novidades.
Comentários