Conceito Português - No horizonte dos melhores vinhos portugueses

O que faz um enólogo?

Descubra tudo sobre esse profissional, tão fundamental na produção de um vinho

22 Out
O que faz um enólogo?

Hoje, no dia do enólogo, você vai saber exatamente o que faz esse profissional e porque seu papel é tão fundamental na produção de um vinho, já que ser apenas um apaixonado por essa bebida não torna ninguém um especialista.

A enologia é ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho. Sendo assim, o enólogo é o responsável técnico por dirigir todo o processo de vinificação, desde a colheita até o produto final.

É ele que que domina os conhecimentos acerca de toda a cadeia de produção da bebida e suas variações. Ele estuda as castas, cujas qualidades irão dar sabor e aroma únicos ao vinho; estuda o solo e o clima, elementos determinantes para o caráter do vinho; preocupa-se com o tratamento das videiras, com a qualidade das uvas e o seu transporte para o lagar; define o método de elaboração, o armazenamento e conservação; e cuida de todo o processo subsequente, incluindo análise química e sensorial, o envelhecimento, engarrafamento e, muitas vezes, até sua comercialização.

A degustação do vinho é decisiva para o enólogo no processo de elaboração do produto final, pois é nesta etapa que são avaliadas as suas características. Desta forma, o profissional deve ser capaz de decidir quais as escolhas que devem ser tomadas para melhorar o produto, podendo inclusive criar lotes especiais juntando vinhos de diferentes castas.  

O que faz um enólogo?

Formação

No Brasil a profissão de enólogo é regulamentada desde 2007. Há dois níveis de formação: superior e técnico, mas como há poucas faculdades com esse curso, é mais comum encontrarmos pessoas formadas em Agronomia com especialização em Enologia. As principais faculdades de tal ciência estão na França e na Itália.

Entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, climatologia, química, vinificação, vinicultura, economia, elaboração de vinhos, controle de qualidade, análise sensorial e até marketing, fazem parte da grade curricular do estudante de Enologia. É preciso que o profissional tenha também uma visão comercial do vinho como produto.

 

Áreas de atuação

O mercado nacional está em ascensão e, por isso, tem exigido mão de obra especializada. Com a produção de vinho em alta, a procura por enólogos também vem crescendo.

É um mercado de trabalho amplo. Há vagas tanto para consultoria em restaurantes, adegas e grandes mercados, como em importadoras e vinícolas. Se o profissional tiver facilidade com a escrita, pode ainda atuar como crítico em veículos e publicações especializados. 

 

Conte-nos sobre o seu interesse no assunto. E se gostou do artigo deixe aqui seu comentário e continue acompanhando nosso blog.

Posts Relacionados

Comentários

Enviando Comentário fechar
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!