Churrasco e vinho
Como combinar
Hummmm... o domingo chegou e nada melhor do que reunir os amigos e família em volta da churrasqueira para compartilhar além das deliciosas e tenras carnes, momentos agradáveis, conversas soltas e muita alegria. Se tudo isso tiver acompanhado de um vinho, então ficou melhor ainda.
Sim, o vinho vai muito bem com o churrasco e hoje em dia já são muitos os adeptos dessa combinação.
O importante nessa harmonização é considerar tanto as características da carne quanto do vinho.
Cortes como picanha e alcatra precisam de vinhos com estrutura tânica e com bom peso de boca, ou seja, vinhos com taninos firmes e boa acidez.
Aqui podemos indicar o Encostas da Vermelha para você.
Quanto mais gordurosa a carne, como o cupim, mais acidez pede o vinho. A acidez elevada ajuda a equilibrar a untuosidade da carne.
Carnes com sabores mais intensos, como as de caça, exigem vinhos mais complexos e maduros.
Já as carnes brancas, como frango, podem ser acompanhadas de um vinho mais aromático, com acidez equilibrada. Adotando um branco, dificilmente você vai errar, pois eles se harmonizarão pela semelhança, ou seja, não há risco de um sabor sobressair ao outro.
É preciso prestar atenção também nos temperos. Se eles forem o elemento principal do prato, como por exemplo, molhos com sabores fortes, aí você precisará de um vinho mais aromático para equilibrar o paladar.
Se o dia estiver quente, não pense duas vezes antes de colocar as garrafas de vinho para dar uma leve refrescada. O ideal é degusta-lo na temperatura ideal respeitando cada tipo do vinho.
Gostou das dicas? Experimente essas combinações e depois deixe aqui seu comentário. Queremos saber como foi o seu churrasco.
Inscreva-se na nossa News para receber mais dicas e notícias.
Comentários